terça-feira, 1 de maio de 2012

São Paulo é campeão no Campeonato Brasileiro de Judô Região V em Curitiba


Entre os dias 28 e 29 a cidade de Curitiba foi o palco do Campeonato Brasileiro da Região V, evento pertencente ao calendário da CBJ – Confederação Brasileira de Judô.
A equipe técnica da FPrJ – Federação Paranaense de Judô foi responsável pela organização da competição que definiu as equipes que a partir de maio disputarão o Campeonato Brasileiro das categorias sub 13 ao sênior.
Esta foi a primeira vez que o Paraná sediou este certame e segundo Francisco de Carvalho Filho, presidente da FPJ – Federação Paulista de Judô, os paranaenses surpreenderam e realizaram um evento de altíssimo nível. “Participamos desta edição do Brasileiro da Região V, e saímos de Curitiba surpresos com tudo que vivemos no ginásio do Centro Esportivo Bagozzi, onde constatamos a capacidade que o judô paranaense possui para realizar competições de grande porte. Pouquíssimas entidades realizam eventos com a destreza que a equipe técnica da FPrJ possui, hoje. Isso mostra claramente o nível de comprometimento dos professores, árbitros, atletas e dirigentes do Paraná, com o desenvolvimento da nossa modalidade.”
O dirigente paulista destacou também o nível técnico dos judocas da Região V. ‘Outra grande surpresa foi o nível técnico que a região atingiu. O Rio Grande do Sul ratificou a força de um judô que hoje não é apenas uma promessa, e sim realidade dividindo com mineiros e paulistas, a vanguarda técnica do judô brasileiro. Já o Paraná e Santa Catarina deixaram de ser meros coadjuvantes conquistando 107 medalhas, sendo 21 de ouro. Isso nos da a certeza de que juntos poderemos crescer cada vez mais, rumo a excelência que nossa modalidade exige.”
São Paulo passeia no Sub 15 feminino
A equipe paulista conquistou a primeira colocação em nove das dez categorias em disputa, mas foi no sub 15 feminino que o time Bandeirante arrebentou conquistando todas as oito medalhas de ouro da disputa. Um resultado surpreendente que ratifica a pujança e capacidade que os professores e técnicos paulistas possuem, para revelar novos talentos.
O Rio Grande do Sul faturou o primeiro lugar do sênior masculino conquistando cinco ouros, duas de prata e quatro bronzes. Este resultado mostra a consistência e maturidade atingidas pelo judo gaúcho, que vai a Londres com três representantes.
Se tradicionalmente gaúchos e paulistas disputam as primeiras colocações da Região V, paranaenses e catarinenses brigam pela terceira colocação da região mais competitiva do judô nacional.
Mesmo conquistando menos medalhas de ouro, nesta briga o Paraná saiu vencedor superando os catarinenses em todas as categorias do masculino, além de vencer no sub 15 e no sub 13 feminino. Os catarinenses superaram os paranaenses no sênior, no sub 20 e no sub 17 feminino.
Das oitenta medalhas de ouro em disputa, os paulistas conquistaram 41, enquanto que os gaúchos ficaram com 18, catarinenses levaram 12 e os anfitriões somaram 9 ouros. Para muitos este é apenas o resultado pratico de uma competição regional, mas para aqueles que vivem o judô no dia a dia, a distribuição de medalhas desta competição reflete o empenho de técnicos, atletas, dirigentes e todos que buscam se impor no cenário nacional da modalidade.
O resultado pratico do certame evidencia a sinergia e a determinação existentes no judô destes quatro Estados hoje, onde dirigentes, técnicos, professores e atletas se empenham na obtenção de resultados cada vez mais expressivos.
São Paulo mostrou a velha supremacia, porém gaúchos, catarinenses e paranaenses venderam muito mais caro cada medalha arrebatada por São Paulo. Em algumas categorias a vitória foi decidida através de um ou dois bronzes a mais, e na arena do Centro Esportivo Bagozzi vimos judocas determinados, com muita pegada e excelente qualidade. Este quadro nos da certeza de que quem venceu de fato, foi o judô do Brasil.
Imprensa FPJ/Revista Budô 

Nenhum comentário:

Postar um comentário